Este blog serve para identificar lugares recônditos do país, tradições, sítios com história, ou simplesmente lugares naturais de uma beleza deslumbrante. Urge preservar esses espaços para as gerações futuras afim de termos orgulho da nossa essência lusitana.
quarta-feira, 11 de março de 2009
Palácio da Brejoeira (Monção)
Considerado um dos mais imponentes solares do Norte do país, o palácio da Brejoeira beneficia, ainda, da mata e jardins envolventes, que lhe conferem um estatuto singular no campo da arquitectura civil portuguesa. Edificado no início do século XIX e concluído, ainda que parcialmente em relação ao projecto inicial, apenas 28 anos mais tarde, este imóvel reveste-se de especial importância por representar "o encontro entre dois estilos - o barroco e o neoclássico"
Actualmente, é nos seus terrenos agrícolas que se cultiva a casta nobre "Alvarinho", responsável pela produção de um dos mais importantes vinhos verdes da região.
bonito palácio e bela pinga...
ResponderEliminarBem bonito. E um Alvarinho bebe-se muito bem .... com tudo.
ResponderEliminarUma das jóias lusas.
ResponderEliminarConheço mal o norte, tenho de voltar a Ponte de Lima, Amarante e Gerês, onde já não vou há muito. Parabéns pelo blog.
ResponderEliminarLindo, lindo!!..dá ares de Versailles! ;-)
ResponderEliminar