A praia de Salir do Porto é conhecida pela sua duna que se ergue cerca de 50 metros acima do nível do mar e com 200 metros de cumprimento. A duna formou-se devido aos ventos de oeste que transportaram sedimentos provenientes de uma antiga praia que existiu há milhares de anos, encantando miúdos e graúdos que gostam de a escalar e descer. Apesar de ser considerada uma praia fluvial, pois é banhada pelo rio Tornada, transforma-se a jusante em praia oceânica no local onde o rio encontra o mar, no lado sul da baía de São Martinho do Porto.
Este blog serve para identificar lugares recônditos do país, tradições, sítios com história, ou simplesmente lugares naturais de uma beleza deslumbrante. Urge preservar esses espaços para as gerações futuras afim de termos orgulho da nossa essência lusitana.
quarta-feira, 31 de julho de 2019
quarta-feira, 24 de julho de 2019
Praia da Galé/Fontaínhas (Melides) - Grândola
A praia da Galé situa-se num local de rara beleza cujo areal é confinado na parte nascente por uma arriba fóssil com idade de cerca de cinco milhões de anos, constituída por arenitos argilosos que atingem altitudes superiores a 50 metros. A falésia de tons alaranjados foi modelada pela acção erosiva da água e do mar criando autênticas formas esculturais. O acesso é feito pelo Parque de Campismo da Galé, em Melides, mas qualquer pessoa pode aceder ao local pelo lado norte do mesmo através de umas escadas em cimento.
sexta-feira, 19 de julho de 2019
Bondança - São Pedro do Sul
Bondança soa aquela série de cowboys que passou na televisão na década de 70 chamada Bonanza, mas aqui não é o Velho Oeste, são apenas os confins da Serra da Freita. O nome desta aldeia do concelho de São Pedro do Sul poderá estar ligado às suas terras férteis, de "abundância". Como património cultural, Bondança possui um troço de estrada romana em bom estado de conservação e um conjunto de alminhas.
#MontanhasMágicas #RotadaPedraedaÁgua
sexta-feira, 12 de julho de 2019
Estrada Nacional 246-1 (Marvão)
Na Estrada Nacional 246-1, entre Marvão e Castelo de Vide, encontra-se uma fila de freixos nas bermas do caminho, cada um com uma barra de cal pintada no tronco. Chamam-lhe o "Túnel das Árvores Fechadas", a "Alameda dos Freixos", que fazem uma espécie de guarda de honra a todos os condutores vigiados do alto pelo castelo de Marvão.