Esta aldeia de xisto prepara a terceira edição da original festa em que os elementos de decoração natalícios são feitos apenas com recurso a materiais naturais: giestas, folhas, cascas de árvore, maçarocas e barbas de milho, videiras, pinhas, musgo ou a tradicional lã da Serra da Estrela. A consciencialização ambiental dos seus habitantes vem de há dois anos atrás, quando se tornou a primeira "aldeia LED" do país, projecto pioneiro na aplicação de medidas de eficiência energética ao nível da iluminação pública. Este evento "verdadeiro e genuíno"100% sustentável irá contar com ateliers criativos de decoração, exposição de presépios, oficinas de cozinha no forno comunitário, maratonas fotográficas, sessões de contos à volta da fogueira, concertos, e um Mercado de Natal onde os visitantes podem comprar pinheiros verdadeiros e degustar a gastronomia local em pequenas tasquinhas.
Este blog serve para identificar lugares recônditos do país, tradições, sítios com história, ou simplesmente lugares naturais de uma beleza deslumbrante. Urge preservar esses espaços para as gerações futuras afim de termos orgulho da nossa essência lusitana.
domingo, 13 de dezembro de 2015
sexta-feira, 20 de novembro de 2015
Nave da Mestra (Penhas Douradas)
Podia tratar-se de um atalho para as ruínas de Petra, na Jordânia, mas não, trata-se de Nave da Mestra, também conhecida como Vale da Barca, no Parque Natural da Serra da Estrela.
A fenda geológica rasga o granito e coloca-se a dúvida se somos capazes de a atravessar ou ficarmos atracados nela. Localizada a 1.650 metros de altitude e só pode ser atingida através de um trilho pedestre, junto de uma pequena habitação construída entre os penedos.
terça-feira, 17 de novembro de 2015
Rota das Faias (Manteigas)
Foto: Paulo Azevedo
A Rota das Faias é um trilho pedestre com uma extensão de 5 km em pleno Parque Natural da Serra da Estrela. A sua denominação advém do facto deste percurso mergulhar no interior de um denso bosque de faias, plantado pelos Serviços Florestais de Manteigas no início do século XX. É este magnífico bosque de folha caduca que impressiona a vista, ainda para mais no Outono onde as folhas das árvores adquirem tonalidades fantásticas.
quinta-feira, 22 de outubro de 2015
Lagoa do Poço Negro - Soajo (Arcos de Valdevez)
De entre as várias cascatas e lagoas do Parque Nacional Peneda Gerês, esta é a das menos conhecidas mas uma das mais profundas, com cerca de 5 metros. Graças ao relevo acidentado por onde corre o rio Adrão é possível mergulhar de altitudes até 9 metros.
A partir do Soajo, seguir em direcção a Paradela ou Cunha onde vai encontrar a lagoa cerca de 1,5 km depois.
quinta-feira, 27 de agosto de 2015
Mata da Margaraça (Benfeita, Arganil)
A Mata da Margaraça está inserida na Paisagem Protegida da Serra do Açor. Corresponde a uma das mais notáveis florestas caducifólias existentes em Portugal , desenvolvendo-se em altitudes entre os 600 e os 850 metros, sendo esta mata composta por carvalhos, castanheiros, cerejeiras, ulmeiros, azevinhos, freixos, azereiros, loureiros e medronheiros, albergando ainda algumas raridades botânicas.
Estes 50 hectares podem ser considerados a verdadeira relíquia da primitiva floresta portuguesa, caracterizando-se pela presença de elementos de cariz mediterrânico e é atravessada por várias linhas de água, destacando-se a Fraga da Pena, uma queda com uma altura de 19 metros.
Acessos: Partindo de Côja, apanhar a estrada em direcção à Aldeia de Xisto de Benfeita. A Mata fica logo a seguir à localidade de Pardieiros.
sábado, 1 de agosto de 2015
Pego das Pias - Odemira
Foto: PhotoArch
Entre S. Luís e Odemira, situado na zona norte da Freguesia de S. Salvador, na zona dos Ameixiais, isolado , entre rochas altas e um verde luxuriante, existe um lugar muito especial, o Pego das Pias.
O seu nome tem origem nas diversas cavidades circulares na rocha, provocadas aparentemente por redemoinhos numa altura em que o nível das águas no local era superior ao actual, pelo menos a avaliar pelas marcas deixadas na rocha. A força do caudal das águas associada ao declive da zona deverá ter provocado os redemoinhos que perfuraram a rocha criando as chamadas "pias" . Vale a pena parar, olhar o verde sem marcas de intervenção humana e mergulhar numa das piscinas naturais ali formadas.
Para chegar ao Pego das Pias , partindo de Odemira siga a Estrada Nacional nº 120 em direcção a S. Luís, percorra cerca de 6 Km até chegar a uma ponte que passa sobre a ribeira do Torgal, um dos principais afluentes do rio Mira. Junto à ponte , do lado direito, existe um caminho em terra batida que deverá percorrer até ao fim , sempre com a ribeira do lado esquerdo.
quinta-feira, 9 de julho de 2015
Praia Fluvial do Rio Estorãos - Ponte de Lima
Vigiada pela Serra de Arga, junto à ponte romana do rio Estorãos e duma antiga azenha, localiza-se esta encantadora praia fluvial. Sem pretensões, convida a uma imersão romântica no seio da natureza, numa ribeira de águas límpidas povoada por trutas e lampreias. O silêncio, entrecortado apenas pelo ranger da mó nas águas da ribeira.
segunda-feira, 8 de junho de 2015
Praia da Samoqueira - Porto Côvo
Foto: Debora Jorge
É na altura da maré vazante que esta praia adquire muito do seu encanto ao criar pequenas piscinas de águas claras para os mais pequenos, revelando um conjunto de grutas, fragmentos de rochas e reentrâncias ao longo do areal. O acesso não é o melhor mas o caminho mais seguro pode ser feito por uma escadaria situada na parte sul.
sexta-feira, 15 de maio de 2015
Praia do Ribeiro do Cavalo (Sesimbra)
A praia do Ribeiro do Cavalo ou Praia do Cavalo é conhecida por ser o Caribe português - de águas transparentes - como são conhecidas muitas praias desta zona, parte integrante da cadeia montanhosa da Arrábida. Um enorme rochedo com a forma da cabeça de um cavalo deu o nome àquela que é considerada a praia mais bonita da região e um dos principais postais de Sesimbra. Apenas acessível a pé ou de barco, chega-se à praia selvagem pelo leito (seco no Verão) da ribeira que lhe dá o nome.
Acessos: Na zona do porto, entre o pontão e o Parque do Campismo, existe uma estrada de terra que deve ser percorrida até chegar a uma pedreira (se vier de carro, deixe-o aqui, junto a uns grandes calhaus). Depois seguir um trilho pedestre assinalado com uma cruz pintada de verde que desce até à praia.
terça-feira, 28 de abril de 2015
Praia da Amália - Brejão (Odemira)
Foto: Terceira Dimensão (http://portugalfotografiaaerea.blogspot.pt/)
A Praia da Amália, também conhecida como Praia dos Malmequeres, é um dos segredos mais bem guardados do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. A praia, totalmente selvagem e sem qualquer tipo de infraestrutura de apoio, deve o seu nome à artista Amália Rodrigues, visto a fadista ter habitado a propriedade erigida sobre a falésia como refúgio, durante décadas.
O acesso à praia, é de difícil acesso, com um pequeno riacho a acompanhar um trilho debaixo de densa vegetação. Pela sua pacatez e natureza quase em estado puro, esta é uma praia muito frequentada por naturistas, reunindo também condições para a prática de surf e pesca desportiva.
O acesso à praia, é de difícil acesso, com um pequeno riacho a acompanhar um trilho debaixo de densa vegetação. Pela sua pacatez e natureza quase em estado puro, esta é uma praia muito frequentada por naturistas, reunindo também condições para a prática de surf e pesca desportiva.
Acessos: Na EN120 , segue-se pela 393-1 em direcção a Brejão. Nessa localidade, virar na direcção de Azenha do Mar/ Asseiceira. Chegando à casa do Turismo Rural da Seiceira, encontrámos um grande malmequer amarelo. Seguir nessa estrada em terra batida entre estufas de morangos até à antiga casa de férias da Amália, onde ao chegar, devemos seguir a pé pelo trilho até à praia.
quarta-feira, 22 de abril de 2015
Praia dos Aveiros - Albufeira
Após o maciço rochoso que delimita a baía de Albufeira a leste, surge esta praia de areal pequeno, encaixado entre arribas e com formações rochosas na linha de banhos. A nascente oferece o panorama da linha de costa até Vilamoura, vislumbrando-se ao longe as arribas de argila vermelha da praia da Falésia. Um passeio para poente sobre a plataforma rochosa existente na base da arriba, que se estende até ao areal do Forte de São João, mostra uma profusão de sapas, galerias e algares (poços naturais).
N. B. - Uma vez que existe a possibilidade de ocorrer desprendimento de pedras, recomenda-se atenção à faixa junto das arribas. O mesmo se recomenda quando se caminha sobre a plataforma rochosa tão característica desta praia.
quinta-feira, 2 de abril de 2015
Praia de São Rafael - Albufeira
O areal é amplo e encontra-se enquadrado por arribas calcárias de tons quentes, muito fracturadas e fissuradas. Nesta praia pode-se observar uma diversidade notável de modelados rochosos muito curiosos: arcos, sapas, algares e leixões, formas resultantes da acção conjunta da força mecânica das ondas do mar sobre as arribas e da água da chuva, que promove a dissolução da rocha calcária. As salgadeiras, planta que "transpira sal", possibilita a observação de cristais de sal reluzentes nas suas folhas. Quando a transparência da água o permite, vislumbra-se o contorno misterioso das rochas submersas que esconde uma abundante vida marinha.
terça-feira, 10 de fevereiro de 2015
Vila Verde, o mês do romance (2015)
Come">http://vimeo.com/99722899">Come and love Portugal in Vila Verde.
from Foto">http://vimeo.com/fotofelicidade">Foto Felicidade on Vimeo.https://vimeo.com">Vimeo.>
O mês de Fevereiro é sagrado em Vila Verde, ou melhor dizendo, é o mês do romance.
Organizado pelo município de Vila Verde em colaboração com um vasto conjunto de parceiros públicos e privados, esta programação cria um roteiro turístico-cultural baseado na tradição, no amor, na saudade e na aventura. A promoção dos Lenços dos Namorados, na salvaguarda da tradição, dinamizou economicamente toda uma região e desenvolveu iniciativas dos artesãos locais. Passeios românticos, sabores, exposições, eventos de moda e música, vão se estender ao longo de todo o mês e que terá o seu ponto alto na Gala Namorar Portugal, realizada na noite do dia 14.