Esta romaria tem como objectivo retomar uma antiga tradição segundo a qual os lavradores da Moita se deslocavam ao Santuário da Nossa Senhora d'Aires, em Viana do Alentejo, para benzerem os animais e pedirem boas colheitas. Durante quatro dias, centenas de romeiros vão percorrer os cerca de 150 km que separam estes dois munícípios, por caminhos de terra batida, pela antiga "Canada Real". Apesar do carácter religioso atribuídoa este evento, a romaria assume, nos dias de hoje, uma vertente mais lúdica e de convívio. A autarquia de Viana do Alentejo tem agendado um vasto programa cultural que inclui animação de rua e concertos.
Este blog serve para identificar lugares recônditos do país, tradições, sítios com história, ou simplesmente lugares naturais de uma beleza deslumbrante. Urge preservar esses espaços para as gerações futuras afim de termos orgulho da nossa essência lusitana.
sábado, 26 de abril de 2014
quinta-feira, 17 de abril de 2014
Mercado Nazareno (18 - 21 Abril) - Santo Tirso
A Páscoa vai ser celebrada em Santo Tirso a rigor, com recriações históricas, demonstrações, música e combates entre soldados romanos. Uma viagem no tempo que promete surpreender com alguns dos momentos bíblicos mais marcantes da época pascal. A Praça 25 de Abril vai, entre 18 e 21 de abril, transformar-se num autêntico Mercado Nazareno.
O evento é inédito a nível nacional. Durante quatro dias, um grupo de atores, trajados a rigor, vai recriar os últimos momentos da vida de Cristo, dramatizando episódios como «O Julgamento», «A Última Caminhada», uma procissão pelas ruas da cidade, «A Crucificação», «Recolha do corpo de Cristo», «O Enterro» ou «Aparição de Jesus Cristo» e a «Mensagem dos Apóstolos» Pedro, João e Tomé. Paralelamente às recriações históricas que vão realizar-se entre 18 e 21 de abril, o mercado terá ainda artesãos, mercadores, gastrónomos vestidos à época, com tendas próprias e decoração adequada; uma zona de diversão infantil, uma aldeia com dramatizações de peripécias bíblicas, exposição de animais ao vivo, como galinhas, uma porquinha, ovelhas, burrinhas, cabras, coelhos, entre outros, com vista a tornar o ambiente mais real, o que será, com toda a certeza, uma delícia para miúdos e graúdos; demonstração de velhos ofícios, um acampamento romano e ainda um calvário, com três cruzes.
A pensar, naturalmente, nos mais novos, haverá também os tão apreciados passeios de burro e os contadores de histórias, empenhados em despertar o interesse das crianças para as questões histórico-religiosas.
http://www.cm-stirso.pt/frontoffice/pages/449?event_id=338