Este é o décimo quarto ano consecutivo do presépio de rua, que este ano conta com 46 figuras espalhadas pelas ruas da vila até ao Largo do Castelo, onde haverá uma choupana com a manjedoura e o conjunto principal, a Virgem, São José e o Menino. Pelas ruas estreitas ladeadas de casas alvas, estão em mostra permanente imagens alusivas à natividade, construídas a partir de grandes estruturas de ferro e rede, depois cobertas por panos de cor crua, impermeabilizados e tratados para o efeito. Os rostos e as mãos dos Reis Magos, do pastor, da lavadeira, da fiadeira e de tantos outros, são produzidos em cerâmica.
Este blog serve para identificar lugares recônditos do país, tradições, sítios com história, ou simplesmente lugares naturais de uma beleza deslumbrante. Urge preservar esses espaços para as gerações futuras afim de termos orgulho da nossa essência lusitana.
terça-feira, 10 de dezembro de 2013
sexta-feira, 15 de novembro de 2013
Míscaros - 5º Festival do Cogumelo (15 - 17 Novembro) - Fundão
Em Alcaide, concelho do Fundão, os habitantes locais abrem as suas casas e criam uma relação afectiva com os visitantes. Não só aos passeios, mas também a provar diferentes formas de cozinhar cogumelos, pois nas encostas da Serra da Gardunha existem mais de 300 espécies. Animação de rua, artesanato, exposições, workshops para adultos e crianças, mostras de cogumelos, tasquinhas com petiscos e, no final, um mega-almoço de arroz de míscaros, fazem parte deste evento.
segunda-feira, 4 de novembro de 2013
37ª. Feira Nacional do Cavalo (1 - 11 Novembro) - Golegã
Também chamada de Feira de São Martinho, esta é a mais castiça de todas as feiras que no seu género se realizam em Portugal e no mundo. Aqui se apresentam todos os criadores, com os seus belos exemplares, razão pela qual, se transaccionam na Golegã, os melhores puro-sangue, criados no País, que são vendidos para vários pontos do globo. É a feira em que o país tradicional, rural e marialva se passeia ao longo do renovado picadeiro do largo do Arneiro e dos principais arruamentos da típica vila alentejana. O dia de São Martinho passou a belo e único espectáculo equestre público que se realiza a nível gratuito. Claro que, até pela época, não faltarão a água-pé, jeropiga e as sempre apreciadas castanhas assadas.
http://fnc.cm-golega.pt/index.php/historia
terça-feira, 1 de outubro de 2013
Escritaria (4 a 6 de Outubro) - Penafiel
Escritaria é um projecto multidisciplinar que tem como objectivo catalisar discursos artísticos, culturais e científicos, independentemente do seu suporte de materialização. A Escritaria dedica-se, entre outras coisas, à concepção de projectos híbridos e ao acompanhamento da sua implementação, projectos que têm como denominadores comuns a criatividade, a proactividade, a vontade de fazer, a entrega e o esforço de capitalização do potencial mediático dos seus objectos. Penafiel será então uma cidade "contaminada" com inúmeras obras de arte alusivas à literatura e ao escritor, teatro de rua, animação, conferências, apresentações de livros entre muitas outras iniciativas que levam as pessoas a "tropeçar" na vida e obra do autor e a levar para casa pedaços da sua obra através de diversas obras de arte pública. Este ano, será homenageado o escritor Mário de Carvalho, à semelhança de outros, no passado, como Urbano Tavares Rodrigues, José Saramago, Augustina Bessa-Luís, Mia Couto e António Lobo Antunes.
quinta-feira, 26 de setembro de 2013
Feira das colheitas (26 - 29 Setembro) - Arouca
A Feira das Colheitas surge durante a Segunda Guerra Mundial, por volta de 1944, tempos de fome onde a produção de cereais era inexistente. Com o objectivo imediato de aumentar a produção, o evento foi evoluindo para iniciativas de revitalização das tradições populares como o folclore, as desfolhadas, as espadeladas, as ceifas, as danças, os trajes e os cantares de gestos particulares.
sábado, 24 de agosto de 2013
Dias Medievais Castro Marim (22 a 25 de Agosto)
A Idade Média é o espelho desta encenação, recriada com todo o rigor e paixão, num programa cultural e gastronómico. Uma época recheada de personagens mitológicos, de cavaleiros e damas, monstros e mistérios, reis e raínhas, guerras e punições. Torneios a pé e a cavalo, espectáculos de teatro de rua, banquetes animados por música da época e uma feira de mercadorias e artesanato, completam a animação destes 4 dias trazendo até aos dias de hoje a magia e o mistério de outros tempos.
sexta-feira, 9 de agosto de 2013
5ª Grande descida carros artesanais - ( 9 - 11 de Agosto) -Laúndos
Podia ser a corrida mais louca do mundo, mas não, é em Laúndos, Póvoa de Varzim. Este original evento destina-se a todas as idades e pretende fortalecer na comunidade laços de amizade, promover a cultura, o desporto e a ciência, dentro de um convívio sadio, alegre e repleto de valores humanos. O Monte de São Félix será palco de condutores destemidos inspirados nos Desenhos Animados e Banda Desenhada.
http://www.paroquiadelaundos.pt/laundosemmovimento/
segunda-feira, 5 de agosto de 2013
Ruas Floridas (3 - 11 Agosto) - Redondo
Este evento bienal remonta ao século XIX e consiste na decoração das ruas da vila com flores e outros objectos. Começou como complemento ornamental às festas de Agosto mas evolui para um impressionante e complexo mar de papel na sua mais alta manifestação de diversidade e criatividade. São os moradores de cada rua que decidem o tema em plenário mas que mantêm em segredo até ao dia em que se dá início à decoração das ruas.
http://www.cm-redondo.pt/pt/conteudos/Ruas+Floridas/ruas+floridas.htm
quinta-feira, 25 de julho de 2013
X Edição Feira Medieval de Caminha (19 - 28 Julho)
A Feira Medieval apresenta, este ano, o tema "Mitos e Ritos - Lendas, Crendices e Superstições". Dez dias de magia repletos de animação, de música, dança, teatro, de espectáculos equestres e da rica gastronomia.
sexta-feira, 7 de junho de 2013
Serralves em Festa ( 8 - 9 Junho) - Porto
A 10ª edição deste festival de expressão artística contemporânea vai apresentar mais de 220 eventos diferentes numa maratona de 40 horas consecutivas. Esta festa sai dos muros de Serralves e leva a animação a outros pontos da cidade.
terça-feira, 28 de maio de 2013
Recriação Histórica (1 a 2 de Junho) - Baião
A propósito da comemoração dos 500 anos da atribuição do Foral ao concelho de Baião por parte de D. Manuel I, a Câmara Municipal prepara uma viagem no tempo que irá proporcionar uma visão sobre aquilo que era o concelho naquele período histórico, mas também épocas como a pré-história ou o período romano, entre outros. Os dois mil figurantes envolvidos pretendem valorizar a identidade histórica, social e cultural de um concelho que tem ocupação humana há mais de cinco mil anos, como provam os achados neolíticos da serra da Aboboreira.
er
quinta-feira, 16 de maio de 2013
7º Festival Islâmico (16 - 19 Maio) - Mértola
A Mértola islâmica dos dias do Festival enche-se de uma mistura de sonoridades de cá e de lá, do outro lado do mediterrâneo. No “souk”, os cabedais, as djellabas, o incenso, o sândalo, o chá de menta, as especiarias e a mistura de vozes árabes e lusitanas dão cor, aroma e melodia especial às ruas cobertas de tecidos; refúgio perfeito para a luz do sol.
A música por estes dias celebra o encontro de culturas e por entre vozes de cante alentejano ouvem-se acordes de alaúdes e o batuque de uma darbuka. As noites do festival são um claro convite à descoberta de novos sons: no cais, no castelo, na praça ou recantos da vila, as noites são feitas de mais música, de música nova, cheia de ritmos ora fulgurantes ora mais intimistas de artistas de todo o mundo árabe.
Pela música se enaltece, aqui, uma comunidade receptiva à diferença, à descoberta, à experimentação, ao diálogo e ao salutar convívio entre pessoas.
quarta-feira, 8 de maio de 2013
Festa da Flor (9 a 15 de Maio) - Madeira
A Festa da Flor deste ano apresenta como tema: "Madeira - rota das flores", cujo cortejo alegórico, composto por diversos grupos, totaliza cerca de 1200 figurantes. Na ilha, florescem espécies florais originárias de inúmeras zonas do planeta, de regiões tropicais e de regiões frias, muito por culpa das suas peculiares condições climáticas.
Esta festa é um evento cultural a que se associa a tradição. Exposições, concertos musicais, espectáculos, concursos florais, de montras, de jardins floridos e decorações diversas, são impulsionadas pela Direcção Regional do Turismo de forma a promover este recanto encantado no centro do oceano que há séculos serve de ponto de passagem aos grandes paquetes transatlânticos.
quinta-feira, 18 de abril de 2013
Geoparque Terras de Cavaleiros - Macedo de Cavaleiros
Geopark Terras de Cavaleiros (Lands of Knights Geopark) - Portugal from idenya on Vimeo.
O GEOPARQUE Terras de Cavaleiros é um projecto que conjuga o elevado valor geológico e património natural com uma notável herança cultural, as tradições e os valores sociais.
De entre os vários fenómenos geológicos, o Maciço de Morais é o mais conhecido no universo científico pela expressão “Umbigo do Mundo”, por apresentar características geológicas que explicam o processo de formação do planeta e de placas tectónicas - o "princípio do mundo". Para perceber a importância destes 12 688 hectares, é preciso recuar 400 milhões de anos. É assim uma das zonas mais extraordinárias da geologia global, pois existem apenas cinco lugares com características semelhantes a este, mas em Morais as sequências estão contidas num espaço menor e os testemunhos são mais perceptíveis.
Com objetivo de integrar a Rede Europeia e Global de Geoparques, o projeto Geoparque Terras de Cavaleiros candidatou-se à UNESCO.
sábado, 23 de março de 2013
Villa Sicó - 24 Março.Santiago da Guarda - Ansião
Os concelhos de Alvaiázere, Ansião, Penela, Pombal, Condeixa-A-Nova, Soure e Tomar "uniram-se" num projecto que visa potenciar o desenvolvimento turístico desta região, aproveitando o legado monumental da Romanização. Sendo assim, o renovado Complexo Monumental de Santiago da Guarda, é o ponto de partida para promover as Terras de Sicó.
quarta-feira, 20 de março de 2013
IV Festival do Pão de Ló e Doces Tradicionais (23 -24 Março) - Felgueiras
A gula aliada ao valor histórico e monumental do Mosteiro de Santa Maria do Pombeiro - cuja construção primitiva remonta ao período anterior à nacionalidade -, são factores mais que suficientes para visitar esta mostra. O Pão de Ló de Margaride não é o único a estar em destaque, também outras dezenas de fabricantes de doçarias do país e expositores estrangeiros vão estar presentes no certame, bem como fornecedores de outros produtos como é o caso do vinho.
segunda-feira, 4 de março de 2013
Amendoeiras em flor (Vale do Côa)
Na Terra Quente transmontana, a Primavera chega mais cedo devido ao microclima mediterrânico. É então o tempo de florirem as belas amendoeiras nos concelhos da Meda, Vila Nova de Foz Côa, Figueira de Castelo Rodrigo, Torre de Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro e Vila Flor. Os amendoais servem de mote para conhecer toda esta região do Vale do Côa. Locais deslumbrantes como a Serra da Marofa, o miradouro do Alto da Sapinha, os rios Águeda, Côa, Douro, e monumentos como o Convento de Santa Maria de Aguiar.
Dicas:
É óbvio que este vídeo retrata um tipo de turismo que a maior parte dos portugueses não pode fazer por razões económicas. Eu aconselho opções muito mais baratas mas igualmente belas: utilizar a "Rota das Amendoeiras", através da CP, ou termos a decisão daquilo que achamos mais importante ver através do conforto do automóvel. Muita gente não sabe que existem duas vias gratuitas que rasgam esta zona e que encurtam distâncias entre o litoral e o interior: o IC 5 (Murça/Miranda do Douro) e o IP2 (Trancoso/Macedo de Cavaleiros).
Um alojamento humilde mas digno é a Pousada da Juventude de Vila Nova de Foz Côa.
terça-feira, 26 de fevereiro de 2013
Serra da Arrábida - Candidatura a Património Mundial da Humanidade (UNESCO)
As câmaras municipais de Setúbal, Palmela e Sesimbra, apoiadas pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, entregaram na sede da Unesco, em Paris, a candidatura da serra da Arrábida a Património Mundial Misto da Humanidade. A candidatura abrange o território da Cordilheira da Arrábida, desde o Castelo de Palmela até ao Cabo Espichel, integrando área marinha, designadamente o Parque Marinho Luiz Saldanha, com base nos valores naturais, a paisagem, a geologia, a fauna e a flora, os seus habitats e biodiversidade, nos valores culturais, a arqueologia, o património edificado e o património cultural imaterial.
A Arrábida, de ocupação humana que remonta a cerca de meio milhão de anos, constitui uma das mais belas paisagens portuguesas e do Mundo, com as suas montanhas, vales e picos, numa relação com a sua envolvente: o mar e o estuário do Sado.
terça-feira, 5 de fevereiro de 2013
Entrudo da Chamusca (Santarém)
Um grupo de mais de uma dezena de elementos munidos de vários potes de barro (quartões), transportados num burro velho, partem pela vila, parando nas tascas, adegas de amigos e cafés. Em roda, lançam o quartão de uns para os outros, e quem o deixar cair paga uma rodada ou uma multa.
Na Quarta-Feira de cinzas dá-se o "Enterro do Galo" com vários protagonistas: um padre, um sacristão, uma viúva e várias carpideiras que se riem do próprio choro. Debitam-se quadras picantes com o objectivo de recordar e coscuvilhar os acontecimentos mais marcantes do ano na vila. Uma crónica social para que alguns dos envolvidos possam corar!
sexta-feira, 11 de janeiro de 2013
São Gonçalinho (10 - 14 Janeiro) - Aveiro
A festa de São Gonçalinho é conhecida pelas suas cavacas (um pão doce e muito rijo feito de claras de ovos e farinha), distribuídas pelos mais necessitados como forma de pagamento das promessas feitas ao santo. Com esse pretexto, os doces cobertos de açucar são atirados do cimo da Igreja de São Gonçalinho provocando uma enorme confusão no átrio, onde os populares usam de tudo para as apanhar - as redondas e relativamente moles para serem comidas, as alongadas e muito duras usadas como "arma de arremesso" do alto da capela. No seu interior é praticado o ritual da Dança dos Mancos, onde um grupo de homens, fingindo de mancos e deficientes físicos, movem-se circularmente, mancando e dançando ao som dos cantares que por lá ecoam. O bairro da Beira-Mar é local de um culto pagão e religioso, particularmente atractivo e único.
Link: http://www.tsf.pt/paginainicial/AudioeVideo.aspx?content_id=2233022
sexta-feira, 4 de janeiro de 2013
Presépio das Caldeiras das Furnas - Povoação - São Miguel (Açores)
Até ao Dia de Reis, está patente ao público este magnífico e original presépio constituído por 400 figuras e três mil lâmpadas, num cenário idílico junto às águas ferventes das caldeiras, entre fumo e nevoeiro.