Este blog serve para identificar lugares recônditos do país, tradições, sítios com história, ou simplesmente lugares naturais de uma beleza deslumbrante. Urge preservar esses espaços para as gerações futuras afim de termos orgulho da nossa essência lusitana.
sexta-feira, 3 de outubro de 2008
Monsaraz
É um dos mais bem preservados conjuntos medievais do País e passear pelas suas ruas é como voltar atrás no tempo. A vila, toda envolvida por muralhas, parece um gigantesco navio de pedra, ancorado junto do imenso lago de Alqueva, que visto desde o castelo, mais parece um mar - numa paisagem que tem tanto de única como improvável. A Rua Direita, da entrada até ao castelo, é a artéria nobre, dominada pela igreja matriz (séc. XVI) e por diversas casas senhoriais dos séculos XVII e XVIII, ainda com os brasões dos nobres seus antigos proprietários.
Marvão
Do alto dos seus 800 metros, esta vila-fortaleza é o lugar onde "as aves se deixam ver pelas costas". Deve o seu nome a um cavaleiro do Islão, Ibn Muruán, que no século IX habitava esta fraga acastelada. Sob o domínio cristão desde o século XII, o burgo de Marvão nasceu e cresceu ao longo do carreiro que conduzia ao castelo. a fortaleza é composta por dois recintos interligados e uma monumental cisterna. O melhor modo de conhecer a vila é a deambular pelas suas ruas e deixar-se surpreender pela bem preservada arquitectura, com destaque para as igrejas medievais de Santiago e Santa Maria, a Câmara Velha manuelina e o tribunal setecentista.