Este blog serve para identificar lugares recônditos do país, tradições, sítios com história, ou simplesmente lugares naturais de uma beleza deslumbrante. Urge preservar esses espaços para as gerações futuras afim de termos orgulho da nossa essência lusitana.
terça-feira, 23 de setembro de 2008
Ucanha
Marcando uma das entradas no território coutado ao Mosteiro de Salzedas, ergue-se a ponte fortificada da Ucanha, visitável no percurso de quem se dirige ao mosteiro. Inseria-se num dos percursos da importante via medieval que ligava a cidade de Lamego, sede de bispado, à região de Riba-Côa. Lançada sobre o Rio Varosa, a ponte possui tabuleiro em cavalete. Na extremidade do lado do couto monástico, ergue-se a torre com passagem inferior abobada.
Tourém
Fica no planalto da Mourela, junto ao rio Sales, afluente do Lima. As fortes tradições comunitárias têm vino a desaparecer. O monumental forno do povo, de pedra, remonta a 1868. A massa do pão era trazida de casa pelas mulheres. Todas as segundas-feiras havia um homem, o aquentador, a quem cabia a vez de aquecer o forno, tarefa distribuída ao longo do ano. Hoje, o costume repete-se apenas em épocas especiais.