segunda-feira, 20 de abril de 2009

Mafómedes (Baião)


Foto gentilmente cedida por "Dias de um Fotógrafo"

A aldeia de Mafómedes situa-se em plena serra do Marão, a cerca de seis quilómetros da sede da freguesia de Teixeira. É a mais remota aldeia do distrito do Porto.
O casario é de paredes de xisto e as coberturas são de telha cerâmica. O núcleo actual apresenta-se como há séculos.
Os 30 habitantes de Mafómedes, a maioria idosos, dedica-se à pastorícia – em que predomina o gado ovino e caprino, frequentemente fiscalizado pelas entidades sanitárias para prevenir um surto de brucelose como aquele que dizimou um terço do rebanho em 1993 – e a uma agricultura familiar de subsistência.
Em 1998, o então Presidente da República, Jorge Sampaio, visitou Mafómedes no âmbito da presidência aberta sobre educação. Destaque para a presença de simpáticos cães da raça Podenga, aqui criados para venda a caçadores de todo o país.

9 comentários:

Laurus nobilis disse...

Esta não conheço! O vale é lindíssimo!

Paulo J. Mendes disse...

Quase custa a acreditar que se situe ainda no distrito do Porto...
Fica "marcada" para uma visita!

Pronúncia disse...

Esta para além de não conhecer, nunca tinha ouvido falar sequer.

A foto é lindíssima, dá vontade de ir lá numa altura em que as cores sejam aquelas... pelo amarelo da montanha parece-me Primavera!

maria disse...

Conheço bem.

Delícia o bolo da Teixeira que esvoaçava nas festas de Nossa Senhora dos Remédios.

forteifeio disse...

Adorei a foto e as diversas tonalidades como disse a Pronúncia.

Além disso parece que as serras confluem naquele sentido

celeste disse...

estive em portugale queria muito conheser mafomedes mas me ensinaran um outrolugar como mafomedes perto de santa marta e eu voltei para o Brasil sem conhecer o lugar em que meu pai nasceu

celeste disse...

estive em portugale queria muito conheser mafomedes mas me ensinaran um outrolugar como mafomedes perto de santa marta e eu voltei para o Brasil sem conhecer o lugar em que meu pai nasceu

Anónimo disse...

Já estive em mafomedes, gostaria de saber sobre a população atual e alguma fotos mais recente se for possivel, pois minha sogra e meu marido sao de lá.

obriga Olinda

Dylan disse...

Olinda,

Lamento mas não tenho muita mais informação do que aquela que coloquei aí em cima.
Obrigado pelo seu comentário.