sexta-feira, 27 de março de 2009

Lomba de Arões (Vale de Cambra)


Na freguesia de Arões, na direcção dos lugares de Salgueira, Mouta Velha e Cabrum, pode encontrar a magnífica aldeia de Lomba.
Esta é uma aldeia típica em socalcos, situada aproximadamente a 10 km do centro da freguesia, com características celtas e casas em xisto envoltas numa paisagem bela e imponente.
Aqui ainda se produz o azeite à medida das necessidades, nos lagares de madeira. A simpatia acolhedora das suas gentes, num labor de gerações, criaram os socalcos característicos que vão subindo até quase atingir o azul infinito do céu. Dos muitos miradouros podemos contemplar uma paisagem quase irreal: a proa de um navio em terra!

5 comentários:

Laurus nobilis disse...

Já agora, o que é que se entende por características celtas?

Dylan disse...

Caro Laurus nobilis,

Pela situação geográfica e pelos vestígios encontrados, poderá ter sido um castro ancestral.

Cumprimentos e volte mais vezes.

Laurus nobilis disse...

Esclarecido. Realmente, para quem queria ver à distância e ter tempo de preparar uma eventual defesa, aquele "topo" parece apropriado...

Viajante disse...

Belíssimo apontamento.

Abraço

samuel dos santos disse...

Ao consultar algumas pesquisas na internet, quis saber noticias da Freguesia de Arões da qual parti muito novo como migrante à procura de outro meio de vida e ao ver a Lomba, quis recordar com saudade o tempo quando eu era pequeno e que muitas vezes fui ajudar à missa.
Desejo as maiores felicidades a toda a população da Lomba e muito esperança no futuro, porque melhores dias hão de vir se Deus quiser.

Samuel dos Santos
Algarve-Portugal